O Professor Toshiaki Tsuji da Universidade de Saitama desenvolveu o R-cloud, um robô que auxilia a reabilitação e permite aos usuários visualizar como os seus próprios músculos se movem durante a reabilitação e treinamento.
O R-cloud é utilizado para fortalecimento dos braços. Os componentes móveis fornecem apoio com movimentos suaves, por isso é muito seguro.
Outro diferencial é o processamento de sinais tátil, uma técnica que estima a força muscular durante o treinamento e torna esta informação visível. Ele também tem uma característica que quantifica e avalia o efeito do treinamento “.
R-cloud calcula os movimentos musculares sutis e quantifica isso em dados, que permite aos fisioterapeutas para fornecer instruções precisas sobre o movimento, e os pacientes confirmam os seus próprios movimentos.
“Este robô tem um sensor de força e um sensor para medir o ângulo do braço. A partir destes sensores, os cálculos são feitos na força de contração do músculo dentro do braço, bem como a quantidade de calorias consumidas por cada músculo durante treinamento.
O robô está equipado com tecnologia que quantifica o grau de eficácia do treinamento. Além disso, usamos a tecnologia de realidade aumentada para tornar estes resultados visíveis “.
Esses robôs podem ser usados para o tratamento de reabilitação em hospitais, em casa depois de uma lesão, ou para uso como uma medida preventiva de lesão.
Fonte: Diginfo