Robôs que viram automóveis parecem coisas de ficção científica, estilo do filme “Transformers”, mas em abril de 2018 os Transformes são reais.
A empresa Brave Robotics desenvolveu no Japão o primeiro robô que se transforma em um carro em apenas 60 segundos.
O robô J-deite Ride tem cerca de 3,7 metros de altura, é capaz de andar sobre dois “pés”, modo em que ele alcança uma velocidade de até 5 km/h, e sobre quatro rodas, podendo atingir até 30 km/h.
Ele pode transportar até dois passageiros, tanto como robô ou carro, para ocorrer a transformação é necessário uma pessoa dentro do robô.
Também pode ser operado por controle remoto via rede sem fio.
O projeto ocorreu em parceria com a empresa de consultoria robótica Asratec e também com a Sansei Technologies, que é uma fabricante de atrações de passeio para parques de diversão.
A Sansei buscará desenvolver e comercializar brinquedos do tipo robô transformador para parques de diversões, como “karts Transformers” ou “demonstrações Transformers em desfiles”, com uso da tecnologia Transformers do J-deite RIDE.
Para o líder do projeto, algumas pessoas podem ver o robô como um “brinquedo caro”, mas a intenção é inspirar as pessoas.
“I cresci acreditando que robôs deveriam ter essa capacidade, e isso se tornou minha motivação para desenvolver esse robô”, disse Kenji Ishida, CEO da Brave Robotics à agência Reuters.
Fonte: G1 e J-deite