Com a popularização das tatuagens tanto no Brasil quanto no Japão, também cresceu a quantidade de pessoas arrependidas; tatuagem com o nome de uma ex-namorada, desenho que deixou de fazer sentido algum tempo depois, tatuagens antigas, mal feitas, em local visível e que atrapalhe no mercado de trabalho etc.
Felizmente na última década, a remoção de tatuagem está com preços mais acessíveis e com novas possibilidades e técnicas.
Porém, há alguns cuidados com relação à remoção de tatuagens independente da forma que você tenha escolhido para fazer essa remoção.
A remoção a laser, que pode atingir apenas certos pigmentos sem danificar a pele normal, é a primeira escolha para remoção de tatuagens, mas em alguns casos é necessária cirurgia.
Como o método varia de acordo com o tipo de corante, profundidade da pele, a área onde a tatuagem foi aplicada, o tamanho da tatuagem e o estado da pele, o médico deve fazer um diagnóstico e aconselhar o melhor método para o paciente.
Métodos de remoção de tatuagem
Remoção de tatuagem a laser
Este é um método de irradiar um laser uma parte da tatuagem com para removê-la. É um procedimento minimamente invasivo, que vai quebrar as moléculas de pigmento e expulsá-las através do sistema linfático. No entanto, pode não ser aplicado dependendo da cor da tatuagem e da profundidade de penetração do corante.
Benefícios
- O tempo de inatividade é curto comparado à cirurgia.
- Nenhuma marca cirúrgica permanece.
Desvantagens
- Dependendo da cor da tatuagem e da profundidade do corante, o procedimento pode não ser possível.
- Requer várias sessões.
- Cores e condições que podem ser tratadas: pretos / verdes / vermelhos.
Sobre tratamento
- Irradiação a laser (cerca de 5 a 15 minutos, dependendo do tamanho)
- A área irradiada fica avermelhada. Além disso, torna-se esbranquiçado, essa vermelhidão, inchaço e desconforto podem ser reduzidos em poucas horas.
Duração
3-6 vezes / uma vez por mês (pode levar 10 ou mais vezes, dependendo da cor e profundidade).
Custos do tratamento
- Até o tamanho de um cartão de visita: 000 ienes (por sessão)
- Tatuagem de um ponto (até 1cm x 1cm) 5.000 ienes (por sessão)
Remoção cirúrgica de tatuagens
Se você tem uma tatuagem pequena ou deseja removê-la às pressas, existe um método de ressecção (remover cirurgicamente parte de um tecido) e redimensionamento com uma única operação. Também é possível ressecar duas ou três vezes em partes ou áreas relativamente grandes onde não há muito alongamento da pele e removê-la aos poucos.
Como o método de ressecção realiza cirurgia com anestesia parcial, não há necessidade de internação, basta ir ao hospital. No entanto, dependendo da suavidade, tamanho e localização da pele, a cirurgia pode não ser possível.
Benefícios
- As tatuagens podem ser removidas independentemente da cor ou profundidade do pigmento.
- Em alguns casos, pode ser removido de uma só vez, exigindo menos tratamento.
Desvantagens
- A cirurgia não é possível, dependendo da suavidade da pele e do tamanho da tatuagem.
- Marcas cirúrgicas permanecem.
- Há tempo de inatividade.
- Cores e condições que podem ser tratadas: Todas as cores disponíveis.
Tratamento
- A anestesia é realizada (cerca de 30 minutos), portanto quase não há dor durante a cirurgia.
- Cirurgia (cerca de 15 minutos, dependendo do tamanho)
Tratamento estimado
- Cirurgia única / sem necessidade de hospitalização com anestesia local
- Ou duas vezes ou três vezes (uma vez a cada 3 a 6 meses)
Custos do tratamento
- Depende do tamanho e condição: 30.000-150.000 (dependendo do intervalo) por sessão
Dúvidas
A duração do tratamento de remoção de tatuagem varia caso-a-caso.
A quantidade de sessões depende de vários fatores: tempo da tatuagem, cor, tipo e profundidade do pigmento da tatuagem, local da tatuagem, dimensão, entre outros fatores.
O mais importante é consultar uma clínica especializada para fazer uma avaliação e fazer a remoção em centros médicos com tecnologia certificada e com experiência em retirada de tatuagens.
Após remover a minha tatuagem vou ficar com cicatrizes ou marcas.
O procedimento de remoção de tatuagem a laser é um método seguro e selectivo, não danificando as áreas envolventes ao pigmento, não, gerando, por conseguinte, lesões na pele. Para que o resultado final seja o esperado, sem marcas, é muito importante que os pacientes efetuem o procedimento de remoção em centros médicos com tecnologia certificada e com experiência em retirada de tatuagens. O fator chave para um processo seguro é sem dúvida realizar o seu tratamento num centro com experiência comprovada.
Para as pessoas que não desejam remover a tatuagem pelo processo à laser ou cirúrgico, foi inventado no Japão um adesivo que permite esconde-la. Clique aqui
Fonte: skin-c.com