Conheça os benefícios do Tofu

396

Definição

Tofu (em japonês: 豆腐, tōfu) é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um cubo branco.

É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana. O processo de fabricação a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência.

É por isso também conhecido por queijo de soja. Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples.

Tofu, feito de coalhada de soja, é naturalmente sem glúten e de baixa caloria, não contém colesterol e é uma excelente fonte de proteína, ferro e cálcio.

Benefícios

Estudos recentes têm mostrado que, devido às suas grandes quantidades de isoflavonas, o consumo de tofu está associado com o menor risco de doenças relacionadas com o estilo de vida, tais como:

Doença cardíaca coronária

Os estrogênios do tofu podem ajudar a manter seu coração saudável. De acordo com a revista American Heart Association há uma relação entre comer pelo menos uma porção de tofu por semana e um risco 18% menor de doença cardíaca coronária , em comparação com aqueles que comiam menos tofu.

Níveis de colesterol

O tofu também pode reduzir o colesterol LDL (colesterol “ruim”), reduzir os triglicerídeos e aumentar o colesterol HDL (também conhecido como “bom”).  Estudos descobriram que a proteína de soja reduziu significativamente o colesterol LDL em cerca de 3-4% em adultos.

Memória e saúde cerebral

Há algumas evidências que o tofu pode ajudar na função cognitiva, como memória e habilidades de resolução de problemas.

Um estudo de 2020 sugeriu que o equol (estrogénio do tipo isoflavonoide), pode ajudar a reduzir o risco de demência .

Menopausa

A soja pode trazer benefícios para as mulheres na menopausa.

Cerca de 10 estudos descobriu que as isoflavonas de soja  presentes no tofu, também reduziram significativamente as ondas de calor.

Isso ocorre porque as isoflavonas imitam o estrogênio, explica Freirich.

Osteoporose

Muitos estudos afirmam que as isoflavonas da soja ajudam a prevenir a perda óssea e aumentar a densidade mineral óssea, o que torna os ossos mais fortes.

Além das isoflavonas, o tofu também é rico em cálcio e vitamina D, pode ajudar as mulheres a reduzir a perda de massa óssea devido à queda dos níveis de estrogênio.

Polêmica: Progressão ou recorrência do câncer

Alguns estudos sugerem que a ingestão regular de soja pode ajudar a retardar a progressão ou diminuir a recorrência de certos tipos de câncer.

Mas outro estudo sugere que comer alimentos ricos em certos compostos de soja pode aumentar o risco de câncer de próstata agressivo.

Fonte: Wikipedia e Health

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui