Saiba os Benefícios do Missô

633

Missô ou Miso (みそ ou 味噌), é um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada,  soja, sal e com um fungo japonês chamado koji.

O resultado é uma pasta usada principalmente para fazer a sopa de missô ou missoshiru (味噌汁Misoshiru), dissolvido em água quente, misturado com alguns vegetais e legumes.

No Japão, as pessoas começam o dia com uma tigela de sopa de missô, que estimula a digestão e energiza o corpo.

Um ingrediente tradicional nas dietas japonesa e chinesa, a pasta de missô é feita de soja e grãos fermentados e contém milhões de bactérias benéficas.

Existem centenas de diferentes tipos de missô e diferentes versões estão ligadas a cozinhas regionais.

Missô é rico em minerais essenciais e uma boa fonte de várias vitaminas B, vitaminas E, K e ácido fólico.

Como alimento fermentado, o missô fornece ao intestino bactérias benéficas que nos ajudam a permanecer saudáveis, vibrantes e felizes; a boa saúde intestinal é conhecida por estar ligada em geral ao nosso bem-estar físico e mental.

Tipos de Missô

O tipo mais comum de missô é feito apenas de soja, mas a variedade e a proporção de ingredientes podem variar.

Algumas pastas de missô são feitas de trigo cultivado ou painço ou combinações de diferentes grãos e feijões.

A duração do tempo de fermentação pode afetar o sabor; variando de doce e suave a salgado e rico.

A cor é um bom indicador da intensidade do sabor. A textura também pode variar.

  • Missô Branco (Shiro) é feito de soja e arroz e fermentado por no máximo dois meses. Shiro (significa “branco” em japonês) é de cor clara e doce a levemente salgado.
  • Missô Amarelo (Shinsu) é outro tipo suave que é fermentado um pouco mais que o missô branco. Missô amarelo é adaptável em uma ampla gama de receitas.
  • Missô Vermelho (Aka) é fermentado por até três anos e é mais salgado e mais intenso no sabor. Seu sabor é usado em pratos ​​como guisados ​​e molhos de tomate. Use com cuidado – seu sabor pode sobrecarregar outros ingredientes.
  • Missô de cevada (Mugi) é feito de cevada e soja, geralmente tem um processo de fermentação mais longo do que a maioria dos missôs brancos e tem um forte aroma de cevada, mas ainda é suave e levemente adocicado.

Destaques nutricionais

Missô é uma fonte de cobre, manganês, vitamina K, proteína e zinco.

O processo de fermentação significa que o missô é rico em enzimas. A fermentação aumenta o número de bactérias benéficas nos alimentos.

Estas bactérias são conhecidas como probióticos e são pensadas para ajudar uma ampla gama de problemas de saúde, especialmente para digestão, absorção e assimilação de nutrientes.

Consumindo alimentos fermentados você está adicionando bactérias benéficas (conhecidas como probióticos) e enzimas à sua flora intestinal, aumentando a saúde do seu microbioma intestinal e sistema digestivo e melhorando o sistema imunológico.

Estudos em 1997 e 2013 mostraram que bactérias benéficas sintetizam vitaminas no intestino, principalmente vitamina K e vitamina B12, como subproduto de seu metabolismo.

Missô é considerado rico em sal e deve ser consumido com moderação, a orientação é não consumir mais que 6g de sal por dia.

Há muitas pesquisas sobre os benefícios da soja na dieta. Embora o missô seja feito a partir de grãos de soja, a quantidade consumida é bastante pequena e é improvável que tenha um efeito estrogênico profundo.

Os produtos de soja são amplamente produzidos a partir de soja geneticamente modificada (GM).

Para certificar-se de que o missô é feito a partir de grãos de soja cultivados organicamente e não geneticamente modificados, certifique-se de ler o rótulo. O rótulo também indicará se o missô é isento de glúten.

Como selecionar e armazenar

Ao comprar missô, escolha o produto não pasteurizado, vivo e rico em enzimas que precisará ser armazenado na geladeira. Este tipo é carregado com microorganismos benéficos.

Após a abertura, a textura, cor e sabor podem mudar, então fique de olho nele. Alguns podem ser mantidos por um longo tempo sem quaisquer preocupações ou variações de qualidade.

Fonte: Wikipedia, care2.com, bbcgoodfood

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui