Atualmente, a participação masculina diariamente do cuidado dos filhos é muito importante, principalmente entre a geração mais jovem, e essa visão se generalizou.
No Japão a palavra “ikumen” tem sido amplamente usada e está criando um ambiente que torna mais fácil para os homens criarem os filhos.
Devido a essa tendência mundial, muitos homens no Japão estão pensando em tirar uma folga para cuidar dos filhos. Então, qual é a situação atual da licença paternidade?
Situação atual em relação a tirar licença paternidade
Para incentivar os homens a participarem da licença, o governo implantou a licença paternidade obrigatória.
A taxa de licença paternidade é baixa
De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência “Situação do Benefício de Licença Paternidade”, divulgado a taxa de afastamento de assistência infantil para mulheres foi mantida em 80 % ou mais nos últimos 10 anos.
Em contrapartida, a taxa de trabalhadores do sexo masculino em licença paternidade no exercício de 2018 foi de 6,16%.
As razões de a licença paternidade ser baixa são:
- O sistema de licença-creche da empresa não estava em vigor
- Não consegui descansar devido à falta de mão de obra no trabalho
- O local de trabalho não tem um ambiente onde eu possa tirar licença para cuidar dos filhos
Após o período do milagre econômico do Japão, muitas pessoas pensaram que era papel dos homens trabalharem e sustentar suas famílias.
No entanto, na realidade, existem muitas pessoas que não puderam gozar a licença paternidade, embora desejassem pelos seguintes motivos.
- “Estou ocupado com o trabalho e não posso tirar uma licença”
- “Não era uma atmosfera que me permitisse tirar licença paternidade.”
- “Em primeiro lugar, a empresa não tinha idéia de que os homens tirariam licença parental.”
Sobre o sistema de licença-creche masculina
Tal como acontece com as funcionárias, é permitido aos empregados do sexo masculino tirar licença paternidade de acordo com a Lei de licenças para assistência a filhos e cuidados de enfermagem.
Mas as regras de trabalho relativas à licença paternidade, como salário durante a licença, variam de local de trabalho para local de trabalho.
Benefícios da licença-creche
Os benefícios de licença parental referem-se aos benefícios que os trabalhadores podem receber do seguro de emprego se seu salário não for pago durante a licença paternidade.
Os homens podem gozar de paternidade desde o dia do nascimento do filho até ao dia anterior ao seu primeiro aniversário.
Também é possível estender a licença paternidade até o dia anterior ao segundo aniversário se houver um motivo como a impossibilidade de ingressar na creche.
Os benefícios da licença paternidade são pagos durante o período em que a licença paternidade pode ser gozada e, até 6 meses após o início da licença, cerca de 67% do salário antes da licença parental e depois disso, cerca de 50% do subsídio pode ser recebido.
Papa / Mama Childcare Leave Plus
A licença paternidade é basicamente uma licença que pode ser gozada no dia anterior ao primeiro aniversário da criança.
Se não houver motivo para não poder ingressar na creche, o pedido de prorrogação da licença parental após essa não será aceito.
No entanto, se vocês trabalharem juntos e ambos os pais tirarem licença paternidade, você pode usar um sistema denominado Papa / Mama Childcare Leave Plus ou “Licença parental de papai / mamãe Plus”.
É um sistema no qual marido e mulher compartilham a licença-creche para que o pai ou a mãe possam estender o período da licença-creche para até 1 ano e 2 meses .
Padrão 1
Se uma mãe tirar licença parental de um ano imediatamente após a licença de parto e retornar ao trabalho um dia antes do primeiro aniversário de seu filho, ele substituirá a mãe que está encerrando a licença parental até um dia antes de ela ter um ano e dois meses.
Padrão 2
Os pais podem tirar licença parental ao mesmo tempo.
Padrão 3
O pai pode tirar licença parental após um período de tempo após o término da licença parental da mãe.
Férias do papai
A Lei de licenças para cuidados infantis e enfermagem estipula que “a menos que haja um motivo especial, pode tirar licença para cuidados infantis apenas uma vez para cada filho”.
No entanto, para os homens, é possível gozar a licença parental em duas sessões distintas, utilizando um sistema denominado “licença papa”.
Se o pai tirar licença parental durante a licença pós-natal da mãe, ele poderá tirar outra licença parental sem nenhum motivo especial.
Também é recomendado usá-lo como suporte durante os momentos difíceis para as mães, imediatamente após o parto e antes e depois de retornar ao trabalho.
Pontos para homens tirarem licença parental
Os homens têm o mesmo direito a tirar licença parental que as mulheres. No entanto, muitos homens podem estar preocupados em tirar a licença parental, porque é difícil conciliar a licença no local de trabalho, pode afetar suas carreiras e pode ser excluída do curso de progressão na carreira.
É muito importante compreender o local de trabalho para que não afete negativamente o trabalho futuro.