O atum de 222 kg foi leiloado no primeiro leilão no mercado de Tsukiji em Tóquio em 2013 por 155,4 milhões de ienes.
Foi certificado como “o atum mais caro ” pelo Guinness World Record foi atribuído um certificado à empresa operadora da cadeia de sushi ” Sushi Zanmai ” que venceu o leilão.
Milhares de pessoas comparecem aos leilões de Tsukiji, onde se abastecem os melhores cozinheiros de Tóquio.
Por que é tão caro?
O atum rabilho, considerado o melhor peixe para sashimi e sushi, é sobrepescado e ameaçado de extinção. Por outro lado, a população de atum rabilho do Pacífico é estável.
Este atum rabilho, um dos maiores do Oceano Pacífico, foi leiloado por Kiyoshi Kimura, presidente da cadeia de sushi de 46 lojas “Sushi Zanmai”.
Para o restaurante se trata de uma grande operação publicitária no tradicional primeiro leilão do ano, uma atração para o público e a imprensa.
Atualmente, o Japão é o maior consumidor mundial de atum. Oitenta por cento do atum pescado no mundo é exportado para o Japão, a maioria consumida como sashimi ou sushi.
Ao contrário de muitos outros peixes, o atum de sangue quente pode viver em correntes frias e quentes. O atum rabilho é o maior consumidor do oceano e tem um impacto significativo nos ecossistemas abaixo deles.