A partir de outubro de 2019, houve mudanças em dois aspectos do sistema de tributação de automóveis, visando apenas automóveis de passageiros para uso privado.
Essa redução nas taxas de impostos sobre automóveis para todas as escalas de cilindrada. É o primeiro esforço do Japão desde a inauguração dos sistemas de tributação sobre automóveis em 1950.
(1) Redução anual das alíquotas do imposto automotivo incidente sobre automóveis novos
As taxas de impostos para automóveis novos para os consumidores compraram a partir de outubro de 2019 serão reduzidas todos os anos.
O valor do imposto para automóveis novos diminuirá à medida que a cilindrada do motor for de 2.000cc ou inferior .
Por exemplo, um consumidor que compra um carro compacto novo com ou abaixo de 2.000cc cilindrada em ou após outubro de 2019.
Consequentemente, terá uma redução em sua taxa de imposto anual em cerca de 10% a 15% da taxa de imposto convencional até uma redução anual máxima de 4.500 ienes.
(2) Incentivo fiscal baseado no desempenho ambiental
O atual sistema tributário para aquisição de automóveis foi abolido em outubro de 2019, quando a alíquota do imposto sobre o consumo foi elevada para 10%.
Então, foi introduzido o novo sistema tributário para automóveis, denominado “incentivo fiscal baseado no desempenho ambiental”.
Veículos com excelentes emissões e eficiência de combustível e baixo impacto ambiental terão uma alíquota tributária reduzida (light duty) de acordo com suas emissões e eficiência de combustível. Este sistema é denominado “sistema tributário verde”- グリーン化税制 (gurin-ka zeisei).
Já os veículos com grande impacto ambiental que já tem um certo número de anos desde o registro de novos veículos terão um alta taxa de imposto.
Além disso, taxas especiais de impostos podem ser aplicadas a veículos médicos usados por médicos ou corporações médicas. Para obter detalhes, entre em contato com a repartição de finanças da província em sua jurisdição.
Fonte: Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão