Natto (なっとう ou 纳豆) é um alimento tradicional japonês feito de soja fermentada, popularmente degustado no café da manhã.
Sendo rico em proteínas, o natto foi uma fonte vital de nutrição no Japão feudal. Para alguns, o natto é único devido ao seu poderoso cheiro, sabor forte e consistência pegajosa..
Valor Nutricional
O natto tem um aroma característico que alguns acham repulsivo. Mas a soja viscosa é nutritiva. Durante a fermentação, são produzidas vitaminas B2 e K, além de minerais como ferro, cálcio e potássio.
Além disso, o natto contém enzimas que ajudam na digestão. A nattokinase, uma enzima que dissolve coágulos sanguíneos, também é encontrada no natto.
A nattokinase ajuda a prevenir e a tratar as doenças do sistema cardiovascular relacionadas com a formação de trombos, ou coágulos, por dois mecanismos que se potenciam nos seus efeitos benéficos:
– Tem uma ação fibrinolítica, quer dizer, consegue destruir a fibrina, uma proteína que participa na formação dos coágulos perante um sangramento.
– Tem um efeito anti trombótico, quer dizer, é capaz de desfazer coágulos ou trombos.
A fermentação do natto produz calor e substâncias que inibem outras bactérias. Assim, quando preparado corretamente, o natto dura muito tempo.
O valor nutricional do natto está se tornando mundialmente conhecido, e com isso ele vem ganhando mais popularidade. De fato, já existe no mercado o natto inodoro, para quem deseja evitar o cheiro.
Rico em macro e micronutrientes, o natto é fantasticamente nutritivo, o perfil nutricional de apenas uma xícara de natto incluem:
Proteína: 31,0 g,
- Manganês: 134%,
- Ferro: 84%,
- Cobre: 58%,
- Magnésio: 50%,
- Cálcio: 38% ,
- Potássio: 36%,
- Zinco: 35%,
- Fósforo: 30%
- Selênio 22%
Contém 38% da quantidade diária recomendada de cálcio, comparado com o leite, que só fornece 29% da quantidade diária recomendada de cálcio, e é muito rico em ferro, potássio, cobre, zinco, fósforo, magnésio, manganês e selênio. É também muito baixo teor de sódio.
Em termos de vitaminas, uma xícara de natto fornece a seguinte (em valores diários recomendados):
Vitamina K: 51%,
- Vitamina C: 38%,
- Riboflavina: 20%,
- Tiamina: 19%,
- Vitamina B6: 11%,
- Folato: 4%,
- Ácido pantotênico: 4%
Ele é rico em vitamina K (vitamina anti-hemorrágica) , o Natto contém 100 vezes mais vitamina K2 do que o queijo!
De acordo com o National Institutes of Health, a vitamina K2, tem um componente-chave na manutenção da densidade mineral óssea de mulheres pós-menopáusicas que sofrem de osteoporose.
Benefício
O primeiro benefício chave de vitamina K2 é a saúde do coração, o K2 ajuda a prevenir o endurecimento das artérias e insuficiência cardíaca.
Dr. Weston Price observou que ele pode inverter a calcificação arterial e evitar a degeneração neurológica relacionada com a idade, a vitamina K2 também ajuda a evitar as pedras nos rins.
Uma razão natto não provoca desconforto gastrointestinal é por causa da enzima nattokinase. Criado durante o processo de fermentação, Nattokinasa é usado para uma variedade de fins medicinais:
- Beribéri (deficiência de vitamina B)
- Câncer
- Síndrome da fadiga crônica
- endometriose
- fibromialgia
- Infertilidade
- Dor
- Espasmos musculares
- Miomas uterinos
Benefícios Probióticos
Outro benefício do natto para saúde é que ele é rico em probióticos. Bacillus subtilis, são bactérias adicionadas à soja a fim de criar o natto.
A função fundamental é que ela produz enzimas, que são utilizados para reduzir a coagulação do sangue e produz vitamina K e vitaminas do complexo B.
A pesquisa conduzida pelo Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia revela que o Bacillus subtilis suplementares melhoram os sintomas da síndrome do intestino irritável.
É também utilizado para:
- O tratamento de condições gastrointestinais.
- Prevenir doenças alérgicas.
- Combater o câncer.
- Aumentando reacção imunitária de células intestinais.
Posteriormente, quando natto é comido regularmente, estes são alguns dos benefícios a saúde mais comuns:
- Eficaz contra níveis elevados de colesterol
- Eficaz contra a osteoporose
- Combate a fibromialgia
- Reduz a pressão arterial e melhora a circulação
- Menor risco de câncer de cólon
- Menor risco de câncer de mama
- Impede acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e doença cardíaca
- Previne doenças por deficiência de vitamina.
- Reduz os sintomas associados com a menopausa
- Alivia a constipação
Sobre a soja transgênica, o Instituto de Tecnologia dos EUA relata que os alimentos geneticamente modificados tem mais de 65 riscos de saúde, que inclui, desde danos intestinais até a morte.