Os pratos da culinária japonesa mais conhecidos são o “Sashimi” e “Sushi”, são alimentos crus que começaram a ser consumidos em todo o mundo.
O Japão estava cercado pelo mar por todos os lados e tinha um ambiente privilegiado, onde sempre havia frutos do mar fresco; assim, o hábito de comer frutos do mar crus permanecia. Então, o sashimi e o sushi se espalharam, mas quando os japoneses começaram a comê-los?
A história do molho de soja, que é uma necessidade, está muito envolvida nisso.
Hoje, o primeiro molho de soja no Japão foi feito na cidade de Yuasa, na província de Wakayama.
O misô foi feito com base no método de fabricar o misô Kanzanji trazido da China por monges budistas do período Kamakura.
A princípio, o molho de soja era amplamente utilizado na região de Kansai, no final de 1600 até 1700, o molho de soja “Nokuchi” foi produzido na região de Kanto.
A disponibilidade de sashimi coincidiu com o início da produção em massa de molho de soja concentrado na região de Kanto. Porém, o sushi surgiu mais tarde na segunda metade do período Edo (1603 a 1868).
O molho de soja, que combina bem com o peixe cru, mudaram muito os hábitos alimentares do período Edo.
O atum agora popular é um representante dos peixes que se beneficiaram do molho de soja. Como o atum era perecível, por isso era considerado pelo povo Edo como uma lula (facilmente perecível). Por esse motivo, não havia outra maneira de comer além de salgar e assar.
Obrigado por ler até o fim.
Ficaria feliz se você pudesse pressionar um botão como “Curtir” ou “Compartilhar”.