Miyamoto Musashi foi conhecido como um guerreiro incrível que nunca foi derrotado em duelos, mas o que realmente tornam os samurais especiais não são suas habilidades em combate, mas os princípios e valores que os inspiravam.
“Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.”
Os samurais seguiam um código de honra e conduta, conhecido como Bushidô (武士道) ou “O Caminho do Guerreiro”.
A origem do Bushido está ligada ao Budismo, Xintoísmo e ao Confucionismo.
- Budismo : A coragem de encarar a morte e o desapego pelas questões materiais.
- Confucionismo: As relações entre as pessoas, por exemplo, Mestre e Discípulo.
- Shintoismo: Trouxe o respeito que há em tudo, a terra, o espírito, as pessoas, as espadas e os demais utensílios dos samurais.
Para o Samurai era preferível a morte à desonra. A desonra era uma mancha que marcava toda a família. Esta era uma vergonha que nenhum samurai conseguia suportar.
Conheça os 7 princípios do Bushidô, o código de honra dos samurais:
義 GI – JUSTIÇA
Essa virtude ensina que você deve sempre permanecer no caminho certo, independentemente da decisão que você toma na vida. Isso significa ficar do lado bom e evitar o mal.
Você deve acreditar que a justiça não é algo que é praticado pelos outros, mas algo que você respeita todos os dias. Deve ser honesto sempre e tomar suas decisões baseadas naquilo que é certo e justo para as pessoas ao seu redor.
勇 YUU – CORAGEM
Nenhum homem pode se tornar um guerreiro sem esse traço. É dever de um guerreiro sempre colocar sua vida em risco para seu mestre.
Viver é arriscado e perigoso. Ficar escondido não é a melhor maneira de encarar a vida. Mas ser corajoso não é ser um idiota. Você deve ter inteligência e cautela por trás de seus atos.
仁 JIN – COMPAIXÃO
Como guerreiro, você tem o dever de matar qualquer um que ameace os interesses do seu mestre. No entanto, esta virtude tenta ensinar-lhe que você deve pensar cuidadosamente se é realmente necessário matar uma pessoa ou não.
Um samurai treina arduamente para fazer o bem. Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver.
礼 REI – RESPEITO
Um dos valores mais importantes que uma pessoa deve ter é o Respeito. Isso significa que você tem que prestar respeito e homenagem aos seus mestres e aos mais velhos.
O samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força. Ele deve ser cortês até mesmo para com os seus inimigos. Um homem é respeitado não só por sua coragem, mas também pela forma como trata os outros os seu redor.
诚 MAKOTO – HONESTIDADE
Um guerreiro precisa exercer a honestidade em todos os momentos, não apenas para seu mestre, mas também para si mesmo.
Mentir é um ato covarde e desonroso. Quando um samurai diz que vai fazer algo, é como se já tivesse feito. Nada vai impedi-lo de cumprir uma promessa.
名誉 MEIYO – HONRA
O sonho de todo guerreiro é viver e morrer com honra. É uma das coisas que nunca podem ser tiradas de você facilmente. Se você fez as coisas certas, então você é considerado um homem honrado.
O verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra: ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode se esconder de si mesmo.
忠 CHUU – LEALDADE
Significa fidelidade ao seu mestre durante toda a sua vida.
Um samurai é leal àqueles que estão sob seus cuidados. Por quem ele é responsável, ele permanece fiel. Ao ler e expandir a sua mente, você consegue elaborar auto-crítica e até analisar os próprios comportamentos.