Como ingressar no Ensino Médio no Japão

608
Google search engine

O Sistema Educacional do Japão

No Japão, do primário ao secundário, temos 9 anos de ensino obrigatório, sendo que 95% dos formandos ingressam no ensino médio.

No entanto, por não ser obrigatório, no nível médio temos despesas com matrícula, mensalidades das aulas, materiais didáticos, etc.

Requisitos necessários para prestar o exame de seleção

Além de ter 15 anos de idade completados até o dia 1º. de abril do ano que pretende ingressar no nível médio, há necessidade de preencher um dos requisitos abaixo:

  • Ter concluído a escola secundária japonesa (chuugaku), ou estar para concluir em março do ano que pretende ingressar no nível médio
  • Ter concluído 9 anos de ensino no exterior.
  • Caso não tenha concluidos 9 anos de ensino no exterior, deve-se matricular em uma escola e graduar na escola secundária japonesa.

※ Ser formado em uma escola estrangeira no Japão (escolas brasileiras dentro do país,etc), não o qualifica para prestar o exame de seleção para o nível médio.

Ter sido aprovado no teste de proficiência de reconhecimento de nível secundário (Chugakko), Chugakko Sotsugyo Teido Nintei Shiken, que realiza-se todos os anos em novembro.

※ Maiores informações dobre o teste, informe-se com a Sala de auxílio especial do Comitê Educacional de Shizuoka.

Méritos de ter concluído o ensino médio

Depois de formar no nível médio, pode-se prestar o exame de seleção para ingresso em universidades, faculdades de curta duração, ou escolas profissionalizante.

É vantajoso, pois ao procurar emprego, a maioria das empresas exigem que se tenha graduado o nível médio.

Além de ter melhor remuneração salarial que o formado somente no secundário.

Tipos de colegial e suas características

Comum 

Estudam-se matérias gerais nas quais tornarão conhecimentos e técnicas básicas necessárias no futuro.

A maioria dos alunos visa a universidade, sendo algumas escolas não apropriadas para os que desejam trabalhar depois de se formarem.

Mas, há escolas que possuem cursos conforme as mais diversas áreas de direcionamento escolar, pode obter licenças e certificados profissionalizantes.

Técnico

Além das matérias de conhecimento gerais estuda-se matérias de conhecimento específicos visando ser um especialista da área.

Estuda com mais profundidade matérias que relacionadas com o setor industrial; comercial; agrícola; pesca marinha; assistência social; e áreas específicas em artes; áreas exatas e internacional, etc.

Na maioria das escolas  aproximadamente metade dos alunos visa o prosseguimento escolar e metade visa o campo de trabalho.

Geral

Estuda-se as matérias escolhidas dentre as necessárias conforme a área que possue interesse e que pretende seguir : matérias comuns, agrícolas, industriais, comerciais, assistência sociais, etc.

Há também cursos que visam preparar para o ingresso universitário.

Despesas do nível médio

As escolas públicas são administradas pela província e município, por isso não se tem muitas despesas escolares.

Mas escolas particulares em média cobram de 2 a 3 vezes a mais que as públicas.

Também, a programação e o processo de admissão nas escolas públicas e  articulares são diferentes.

Empréstimo Escolar

É um sistema de empréstimo para despesas escolares destinados a alunos com interesse nos estudos e preenchem os requisitos necessários estabelecidos.

Há requisitos como a renda  familiar, condição de permanência, etc. E também, depois de formar deve devolver o empréstimo escolar.

Há também um empréstimo para os que se confrontam com doença; morte; desemprego dos responsáveis ou falência do local onde os responsáveis trabalham, ou ainda esteja deparando com problemas como incêndio, desastres naturais, etc.

Conforme a escola, pode ser que  possua um sistema de empréstimo próprio com redução total ou parcial da matrícula e mensalidades. Para maiores informações, informe-se na escola em que pretende ingressar.

Modo de Seleção de Candidatos para Ingresso em Colégio Público

Seleção Geral

2 tipos de quadro: o quadro comum e o quadro arbitrário da escola. O quadro comum realiza-se utilizando 3 materiais de avaliação: O Relatório da Escola, Entrevista e o Teste de Conhecimento. E sobre o quadro arbitrário, pergunte ao seu professor.

・ O Relatório da Escola: é elaborado pelo professor da escola que apresenta avaliações das notas escolares do ginásio, registro de comportamento da vida escolar, das atividades e atividades especiais, etc.

・ Entrevista: cada colégio realiza para a seleção dos alunos. Há entrevistas em grupo e individual. Etc.

・ Teste de conhecimento: Questões das seguintes matérias : língua japonesa, matemática, ciências, inglês e estudos sociais.

Seleção especial para alunos estrangeiros

É determinado conforme cada escola. É realizado no mesmo dia da seleção geral. Não se pode optar pelas 2 seleções ao mesmo tempo.

Alunos que enquadram

Desembarcou no Japão pela 1.a vez dentro de 3 anos até o ingresso escolar

Modo de seleção

  • Relatório escolar
  • Entrevista
  • Exame da língua japonesa básico (No teste de capapcidade da língua japonesa, está incluído questões gerais de conhecimento escolar.)

Escola que realiza a seleção especial Número de vagas

Sistema por períodos

Por série

A seleção é realizada usando 3 materiais de avaliação : relatório da escola, entrevista e teste de conhecimentos.

No teste de conhecimento pode ser redação ou um teste com matérias escolhidas dentre as 5 matérias básicas que a escola escolhe.

No ano de 2011 na província de Shizuoka, dentre as 14 escolas escolheram redação, 3 escolas escolheram língua japonesa e 1 escola escolheu língua japonesa e matemática.

Por créditos

  • A seleção é realizada usando 3 materiais : Relatório da escola, entrevista e teste de conhecimento.
  • os testes de conhecimento escolhido por 14 colégios, 3 colégios escolheram o teste de língua japonesa e 1 colégios escolheu o teste de língua japonesa e matemática
  • há inscrições abertas para o mês de agosto também.

Por correspondência

Não se realize o teste de conhecimento. Seleciona-se através do Relatório Escolar e outros documentos necessários.

Segunda chamada de seleção

  • Ocorre caso do número de aprovados da seleção geral e especial forem inferiores ao número de vagas abertas.
  • A seleção é realizada usando-se relatório escolar, entrevista e redação ou a dissertação de algum tema.

Fonte: GUIA DE ESCOLAS para alunos estrangeiros  – Comitê Educacional Kikugawa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui