quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCulinária japonesaConheça os miúdos bovinos em japonês e português

Conheça os miúdos bovinos em japonês e português

Para muitos brasileiros os miúdos bovinos não são muito apreciados, mas aqui no Japão eles são muito apreciados, principalmente em restaurantes de yakiniku.

Neste post você vai conhecer a maior parte dos miúdos consumidos no Japão, alguns deles você poderá ficar surpreso, mas para quem deseja comprá-los acredito que pode facilitar a compra nas casas de carnes brasileiras ou japonesas.

O termo miúdos se refere a uma grande variedade de partes dos animais que não são considerados como cortes de primeira. Entram nesta categoria coração, fígado, rins, pulmões, rabo, pés, miolo e língua. … Os miúdos são uma excelente fonte de proteínas, sendo o fígado e os rins especialmente ricos em valor nutritivo.

Veja a imagem e lista abaixo com a descrição de cada parte dos miúdos bovinos:

  1. Carne da bochecha – Hohoniku (tsurami) -ホホニク(ツラミ)

Recomenda-se cortar fatias finas para grelhar. Tem um sabor único semelhante ao da língua, e também é usado para pratos cozidos.

  1. Língua – Tan (タン)

É uma carne vermelha profunda, e a carne é densa e rica em gordura. Se você ferver lentamente, torna-se um sabor suave. É delicioso mesmo fatiado e grelhado!

  1. Traqueia – Urte (Kirai) -ウルテ(キライ)

Cartilagem da traqueia. É caracterizada pela textura crocante.

  1. Esôfago – Shokudou (Shikin / Nodouji) – 食道 – ショクドウ(シキン/ノドスジ)

É vermelho e rico em sabor.

  1. Coração – Hatsu (ha-to) – ハツ(ハート)

Consiste em um músculo estriado e suas fibras musculares são caracterizadas por textura densa e crocante.

  1. Aorta – Hatsumoto (Takenoko / Korikori)- ハツモト(タケノコ/コリコリ)

É uma artéria ligada ao coração. Como o nome sugere, é caracterizada por uma textura resiliente e crocante, e é usada para pratos cozidos, yakiniku.

  1. Molleja – Ri-dobo- (Shibire / kyousen) -リードボー(シビレ/胸腺)

A molleja é o timo, uma glândula localizada no pescoço do boi, com textura delicada e sabor adocicado. Muito saborosa e macia, ótima para aperitivo preparado na grelha.

  1. Fígado – Reba- (レバー)

Abundante fonte de ferro e vitaminas. Tem uma textura elástica e macia, e seu sabor e textura distintos e ricos se adaptam a vários tipos de cozimento, como assar e cozer em fogo brando.

  1. Diafragma Central – Sagari – (サガリ)

É uma parte valiosa que apenas 2-3 kg podem ser retirados de uma vaca. Sagari é um músculo espesso no centro do diafragma.

  1. Diafragma Lateral – Harami – (ハラミ)

Harami é um músculo que está em ambos os lados do diafragma e é uma área espessa e vermelha. Por ser rico em gordura, é macio e rico em sabor, é frequentemente usado como carnes grelhadas.

  1. Pança – Mino – (ミノ)

É o local do primeiro estômago da vaca. De cor branca leitosa, caracterizada por uma textura elástica e crocante. Mino contém proteínas, lipídios, minerais e vitaminas de maneira equilibrada. As aplicações incluem carne grelhada.

  1. Retículo – Hachinosu – (ハチノス)

É o local do segundo estômago da vaca. Sua forma semelhante a um favo de mel. Cru tem um odor é forte e duro, use para carne cozida grelhada.

  1. Omaso – Senmai – (センマイ)

É o local do terceiro estômago da vaca. É usado para pratos cozidos, carne grelhada, sashimi, etc. É conhecido por ter baixo teor de gordura, por isso  é recomendado para aqueles que estão em dieta.

  1. Abomaso – Giara (Akasenmai) – ギアラ(アカセンマイ)

É o local do quarto estômago da vaca. Caracterizado por dobras lisas, finas e grandes na superfície. É uma cor avermelhada com sabor moderado, gordo e rico. É usado para pratos cozidos, yakinikus e sashimis.

  1. Intestino delgado – Shouchou – (小腸 – ショウチョウ)

Consiste em um músculo liso do intestino delgado e é caracterizado por sua forma alongada e fina.Porque ser mais difícil do que outros órgãos internos, é geralmente usado para pratos cozidos a fogo brando.

  1. Ceco – Mouchou – (盲腸 – モウチョウ)

O ceco é a porção inicial do intestino grosso. É tão difícil quanto Shouchou , mas pode desfrutar de seu sabor e textura únicos, se estiver cozido.

  1. Intestino Grosso – Shimachou (daichou) – シマチョウ(大腸 – ダイチョウ)

Tem textura mais firme, mas você pode apreciar seu sabor e textura únicos se estiver cozido. É caracterizada por ter gordura leve, e é usado para carne grelhada e espetos, bem como guisado.

  1. Reto – Chokuchou (Teppou) – 直腸 – チョクチョウ(テッポウ)

É caracterizada pela textura crocante.

  1. Útero – Kobukuro – (コブクロ)

É caracterizada por uma textura crocante. É usado para yakiniku e pratos cozidos.

  1. Tendão – Akiresu – (アキレス)

É o local que tem bastante colágeno e torna-se macio fervendo bastante. Freqüentemente usado para pratos cozidos.

  1. Rabo – Te-ru (テール)

A cauda da vaca é rica em proteínas e rica em colágeno. É uma parte particularmente difícil da carne, mas você pode ser delicioso se a gordura estiver dissolvida na sopa ao ferver por muito tempo. É usado para pratos cozidos, como guisado.

Veja também sobre sobre os cortes bovinos em japonês.

Hiro
Hiro
Tenho um grande fascínio e curiosidade sobre a cultura japonesa. Estou aprendendo e desejo compartilhar com todos através desse site.
Post Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais Populares

Translate »