sexta-feira, maio 3, 2024
InícioTecnologiaO declínio da indústria de chips do Japão

O declínio da indústria de chips do Japão

Após encolher por três décadas, a indústria japonesa de semicondutores se aproxima da hora da verdade, pois os fabricantes de chips japoneses estão se tornando menos competitivos.

O Japão se encontra em uma encruzilhada, o país tinha uma participação global de mais de 50% no mercado de semicondutores, atualmente caiu para 10%.

A Coreia do Sul e China visa expandir a fabricação doméstica de chips, e os EUA e a Europa – alarmados com a escassez de chips neste ano e os possíveis riscos geopolíticos sobre Taiwan, a maior fonte de abastecimento global – estão tentando reviver suas próprias indústrias.

A medida que os países desenvolvam suas próprias cadeias de suprimentos em seus próprios territórios, os fabricantes de equipamentos de chips e fornecedores de materiais do Japão, também se mudem para esses países, esvaziando ainda mais a indústria japonesa.

De acordo com a empresa de pesquisa de mercado IC Insights, o Japão teve o maior número de fechamentos de fábricas de chips de qualquer país ou região entre 2009-2019, seguido de perto pela América do Norte.

O declínio da indústria de chips japonesa é paralelo ao da indústria de eletrônicos, que perdeu espaço para concorrentes como a Coréia do Sul e Taiwan em computadores pessoais, TVs e smartphones, entre outros. Sem clientes em casa, a indústria de chips japonesa começou a perder o foco.

Um incêndio na fábrica Naka da Renesas em Hitachinaka, província de Ibaraki, em março contribuiu para a escassez de chips automotivos.

A indústria de semicondutores do Japão ainda tem pontos fortes, como chips automotivos e aqueles especializados em gerenciamento de energia, que poderiam ser usados ​​para ajudar o resto do mundo a conseguir a mudança para veículos elétricos e a “economia de baixo carbono”.

Os semicondutores são o coração, o cérebro e a alma de basicamente todos os aparelhos eletro-eletrônicos presentes no cotidiano. Sem semicondutores, o Japão não pode fazer nem carros.

A preocupação é o ritmo das mudanças no Japão. O governo precisa superar outros países em termos de suporte e escala e reconstruir a indústria.

Não pode ser feito por uma empresa, ou mesmo por algumas empresas. A produção de semicondutores requer cooperação horizontal entre muitas empresas e o governo.

Hiro
Hiro
Tenho um grande fascínio e curiosidade sobre a cultura japonesa. Estou aprendendo e desejo compartilhar com todos através desse site.
Post Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais Populares

Translate »