Na Ásia, o novo coronavírus conhecido como 2019-nCoV está se espalhando rapidamente, já infectou quase 10.000 pessoas, a maioria delas na China continental, e matou 213.
Muitas pessoas estão preocupadas e questionam qual a maneira eficaz de evitar a doença: continue fazendo o que está fazendo para se manter saudável.
Segundo os infectologistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) as principais recomendações são:
A principal é lavar as mãos
Com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos.
Esfregue as mãos por aproximadamente 20 segundos para eliminar os vírus e bactérias. A estrutura do vírus tem um envelope, chamado capsídeo, a camada do envelope contém gordura, que é muito sensível ao sabão, por isso é importante lavar as mãos.
Manter o ambiente limpo
Use produtos desinfetantes nas superfícies da casa, móveis e o telefone celular (no celular, use metade de água e metade de álcool).
Em ambiente público com grande aglomeração, não toque a boca, nariz ou olhos sem antes ter antes lavado as mãos ou pelo limpá-las com álcool.
O vírus é transmitido por via aérea, mas também pelo contato. Ainda não se sabe quanto tempo o coronavírus sobrevive fora do corpo, mas o vírus da influenza, por exemplo, pode resistir por até 24 horas.
É por isso que também é importante manter o ambiente limpo.
Máscara comum não protege totalmente
Máscara cirúrgica pode proteger de respingos de espirros e tosses, mas não evitam completamente a contaminação.
No caso do coronavírus, o material usado nas máscaras comuns não bloqueia o vírus.
Por isso, é recomendável usar as máscaras com filtro de ar ou feitas de materiais com poros menores que a partícula viral.
Os especialistas afirmam que é importante manter o sistema imunológico fortalecido. Pra manter a imunidade, não há muito segredo:
- Dormir a quantidade de horas certas para a sua idade,
- Alimentar-se bem,
- Manter-se hidratado,
- Fazer exercícios físicos regularmente
- Tentar reduzir o estresse.
Fonte: BBC