O sistema de água encanada do Japão, um dos melhores do mundo tanto em volume e qualidade.
Na capital Tóquio, o comprimento total do encanamento subterrâneo é de aproximadamente 27.000 km, o equivalente a 2/3 da circunferência do planeta.
Principalmente em grandes cidades, muitas pessoas evitam de beber a água da torneira, muitos preferem comprar água mineral.
Porém, os especialistas afirmam que a água mineral das lojas e nas máquinas de venda automática não é necessariamente de qualidade superior à água das torneiras e bebedouros que fluem em torno de Tóquio.
Pode parecer estranho que uma grande metropole com Tóquio ofereça a melhor água potável do Japão.
Porém, para entregar uma água boa e segura, é necessário um esforço constante e trabalho minucioso.
Desde a manutenção e plantio de uma vasta área florestal em torno dos mananciais até a administração e operação dos canos de água.
Antes que uma única gota chegue aos consumidores, é necessário estabelecer 51 rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
São verificações de toxicidade e contaminantes nocivos, além de testes para garantir uma tonalidade, clareza e cheiro agradáveis.
De fato, os regulamentos do Japão para o abastecimento público de água são mais rigorosos do que os que regem a água mineral engarrafada.
O que eleva a água de Tóquio um nível mais alto é o rigoroso regime de tratamento da estação metropolitana de água, que inclui aproximadamente 200 parâmetros de segurança e qualidade.
Como Tóquio é uma cidade bastante populosa, seu abastecimento também precisa ser astronômico, e o rio que a abastece não é exatamente límpido.
Assim, na capital, além do método de purificação tradicional, todas as estações de tratamento que captam a água do rio Tone contam com um sistema de ponta.
É aplicado ozônio e carvão ativado biológico para decompor e remover o mau odor e a sujeira da água.
Dessa forma, a água produzida em Tóquio é de alto calibre. Em um teste comparativo feito com cidadãos, quase a metade disse que a água encanada era melhor que a água mineral vendida no comércio.
A qualidade da água muda também de acordo com o cuidado dos equipamentos do sistema de distribuição. Por isso, a sua manutenção é feita com extremo rigor.
Canalizações antigas são substituídas estrategicamente durante a madrugada. Através de uma espécie de “estetoscópio”o barulho da água é escutado por ouvidos humanos posicionado no asfalto para investigar vazamentos por toda a cidade.
Graças a isso, o índice de vazamento de água em Tóquio nos últimos anos mantém a marca dos 2%, um índice de primeiríssima qualidade a nível mundial, tendo em vista a média de 10% a 20% entre as principais capitais do mundo.
Em Tóquio, é utilizado um método de purificação através do ozônio.
1) Gerador de ozônio;
2) piscina com ozônio. O forte poder oxidante do ozônio decompõe as matérias orgânicas da água.
Fonte: Site Embaixada do Japão