O que é o COVID-19

185

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

Foi descoberto em amostras obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019.

Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo o homem, camelos, gado, gatos e morcegos.

Raramente os coronavírus de animais podem infectar pessoas e depois se espalhar entre seres humanos como já ocorreu com o MERS-CoV e o SARS-CoV-2.

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o COVID-19 uma pandemia.

Como o coronavírus se espalha?

O vírus se espalha principalmente de pessoa para pessoa a (cerca de 2 metros), por gotículas respiratórias liberadas quando alguém infectado com o vírus tosse, espirra, respira, canta ou fala.

Essas gotículas podem ser inaladas ou pousar na boca, nariz ou olhos de uma pessoa próxima.

Também pode ser por transmissão aérea, na qual a pessoa é exposta a pequenas gotículas ou aerossóis que permanecem no ar por vários minutos ou horas.

O vírus pode se espalhar se você tocar uma superfície com o vírus e depois tocar sua boca, nariz ou olhos. Mas o risco é baixo.

O vírus COVID-19 pode se espalhar de alguém que está infectado, mas não apresenta sintomas. Isso é chamado de transmissão assintomática.

O vírus COVID-19 também pode se espalhar de alguém que está infectado, mas ainda não desenvolveu sintomas. Isso é chamado de transmissão pré-sintomática.

É possível ter o COVID-19 duas vezes ou mais, mas isso é incomum.

Quais são os sintomas do COVID-19?

Os sintomas do COVID-19 podem ser muito leves até graves. Algumas pessoas não têm sintomas.

Os sinais e sintomas mais comuns são febre, tosse, cansaço e perda de paladar ou olfato. Outros sinais e sintomas podem incluir falta de ar, dores musculares, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, dor no peito, diarreia, vômitos e náuseas.

Fonte: Ministério da Saúde do Brasil e Mayo Clinic

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui